AMONP - OGP LOCAL

A AMONP representa internacionalmente a sociedade civil do município de Contagem para a OGP Local

 

A OGP Local

A OGP Local – Open Government Partnership é uma associação criada em 2011 por líderes governamentais e defensores da sociedade civil, que inclui 76 países e 106 governos locais com o objetivo de unir forças para promover uma governança transparente, participativa, inclusiva e responsável.

Ser membro da OGP Local exige o desenvolvimento e a implementação de um Plano de Ação composto por um conjunto de compromissos de governo aberto, sendo que o plano deve ser cocriado, implementado, monitorado e avaliado por atores governamentais e não governamentais. Os compromissos que integram o Plano de Ação devem ser baseados em um ou mais valores da OGP, a saber:

 

  • Direito à Informação
  • Participação Civil
  • Prestação pública de contas
  • Tecnologia e Inovação

Ao pleitear sua integração à associação internacional, a Prefeitura de Contagem, atendendo a uma das exigências para sua participação, selecionou a AMONP – Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II como representante da sociedade civil do município para atuar como Órgão de Monitoramento do projeto, para avaliar de forma independente o processo de cocriação e os resultados alcançados a partir da implementação dos referidos compromissos.

 

Na página oficial da OGP, que disponibilizamos no link ao lado, é possível acessar o registro do Município de Contagem como membro da organização e também verificar o Plano de Ação elaborado:

Ao pleitear sua integração à associação internacional, a Prefeitura de Contagem, atendendo a uma das exigências para sua participação, selecionou a AMONP – Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II como representante da sociedade civil do município para atuar como Órgão de Monitoramento do projeto, para avaliar de forma independente o processo de cocriação e os resultados alcançados a partir da implementação dos referidos compromissos.

 

Na página oficial da OGP, que disponibilizamos no link abaixo, é possível acessar o registro do Município de Contagem como membro da organização e também verificar o Plano de Ação elaborado:

A AMONP como Órgão de Monitoramento

 

O Órgão de Monitoramento da OGP Local desempenha um papel fundamental no processo do Plano de Ação da jurisdição local, uma vez que fornece lições, accountability (responsabilização e prestação de contas) e legitimidade ao processo. Por isso, deve ser um ator confiável e independente.

A atuação da AMONP como Órgão de Monitoramento da OGP Local visa atender a dois princípios básicos exigidos pela organização internacional para a implementação de reformas de governo aberto no município, a saber: Accountability (responsabilização e prestação de contas) e aprendizagem.

Em 14 de março de 2022, a AMONP, enquanto representante da sociedade civil, redigiu uma carta para a OGP Local com o objetivo de confirmar seu apoio à candidatura do município de Contagem para integrar a OGP Local. Essa carta foi publicada no site oficial da OGP, como é possível acessar no link a seguir:

Atuação no plano de ação de Governo Aberto (2022-2024)

Ao longo do segundo semestre de 2022, ocorreu a cocriação do Plano de Ação pela Prefeitura de Contagem em parceria com a OGP, com apoio de representantes da sociedade civil – AMONP – e do setor acadêmico, por meio de reuniões virtuais e presenciais. O processo foi acompanhado pela instituição AMONP, que atuou como representante da sociedade civil nos encontros, nos quais se estabeleceram os cinco compromissos apresentados a seguir, baseados nos referidos valores da organização internacional:

     

    1. Elaboração de aplicativo dos serviços prestados por instituições do terceiro setor.
    2. Melhorias no Portal da Transparência da Prefeitura de Contagem.
    3. Desenvolvimento do Plano de Integridade de Contagem.
    4. Criação da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos de Contagem (CPRAC-C).
    5. Desenvolvimento do Sistema de Participação Popular e Cidadã.

    Neste primeiro semestre de 2023, a AMONP encaminhou à associação internacional OGP Local um relatório inicial contendo sua avaliação, de forma independente, do processo de cocriação e dos resultados alcançados a partir da implementação de cinco compromissos pelos setores governamentais responsáveis. O relatório pode ser acessado no link da página oficial da OGP, que disponibilizamos a seguir:

      No decorrer dos anos 2023 e 2024, o Órgão de Monitoramento da OGP Local – no caso, a AMONP – tem a responsabilidade de coletar evidências e avaliar o processo de cocriação do plano de ação e dos resultados de cada compromisso cumprido. Além disso, a AMONP irá elaborar um relatório final qualitativo com base nos dados coletados ao longo da implementação do plano de ação, que evidencie as mudanças e os resultados possibilitados pelas reformas, que estabeleça uma comparação entre o planejamento das ações e os resultados alcançados e que analise os desafios identificados, suscitando reflexões sobre possíveis caminhos para sua superação.